Top
  >  Dicas   >  Como solicitar seu visto de estudo no Canadá | 2020

     Olá pessoal, no post de hoje falarei mais detalhadamente sobre como solicitar o visto de estudo no Canadá. Antes de tudo, recomendo que você assista os 2 vídeos do Guia para estudar no Canadá: Ensino Superior no Canadá | Passo a passo para entrar numa universidade, e o outro sobre Bolsas, Valores e como se manter. Mas, se você já assistiu, ja se inscreveu na universidade e está preparado pra solicitar seu visto, esse post é pra você!

Importante: Eu não sou consultora de imigração muito menos advogada. Eu também não trabalho com nada relacionado a imigração. Se você tiver alguma duvida, por favor peço que deixe nos comentários pois assim eu posso pesquisar e responder publicamente e ajudar mais pessoas! E caso suas dúvidas não sejam respondidas nessa postagem, recomendo que entre contato com um advogado ou consultor de imigração. 

Se você pretende fazer High School, College ou University no Canadá, então você precisa solicitar um visto de estudo. Mas para ser elegível, é necessário preencher alguns critérios determinados pelo governo canadense:

CRITÉRIOS PRINCIPAIS: 

  • Demonstrar vínculo com o pais de origem
  • Comprovação de renda
  • Demonstrar intenção de retorno ao seu país de origem
Além de preencher os requisitos citados acima, você precisa enviar todos os documentos a seguir:
  • Carta de aceitação da instituição (College, University ou High School) 

Obs: Se você teve uma aceitação condicional e precisa fazer cursos como pré-requisito a imigração apenas irá emitir a sua permissão de estudo para a duração desses cursos + um ano. E após completar esses requisitos, você precisará solicitar uma nova permissão de estudante para prolongar sua estadia como estudante.

  • CAQ para aqueles que pretendem estudar em Quebec

Se você deseja estudar no Quebec, precisa de um certificado de aceitação do Quebec (CAQ) emitido pelo Gouvernement du Québec. Para verificar os documentos necessários para solicitar seu CAQ clique aqui

  • Carta de intenção (motivation letter)

Essa carta é a sua oportunidade de explicar o motivo pelo qual você quer fazer este curso, falar sobre você e seu background tanto pessoal quanto profissional, demonstrar interesse em retornar ao Brasil, etc. Basicamente você precisa convencer a imigração de que você deve receber o visto.

  • Você deve provar que pode se sustentar e aos familiares que acompanham você enquanto estiver no Canadá

Provas de que você pode se manter, e manter os acompanhantes (caso você traga alguém da sua família) por pelo menos um ano. Existem duas formas de comprovar essa renda: enviando seus dados bancários, ou de patrocinadores (sponsors). Esses comprovantes podem ser de mais de uma pessoa, de contas diferentes, e não precisam ter vínculos familiares. É importante ressaltar que os seus sponsors não serão responsáveis (legalmente) pelos gastos da sua viagem.

Você pode provar seus fundos com:

-Estratos de contas bancárias em seu nome, ou no nome dos seus sponsors.

– Cartas dos sponsors explicando que irão te ajudar (veja um exemplo de carta aqui).

– Prova de um empréstimo para estudantes ou educação de um banco

– Seus extratos bancários dos últimos 4 meses

– Um saque bancário que pode ser convertido em dólares canadenses

– Prova de que você pagou mensalidades e taxas de hospedagem

– Comprovante de financiamento pago no Canadá, se você possui uma bolsa de estudos ou está em um programa educacional financiado pelo Canadá

  • Passaporte com validade superior a 6 meses da data de viagem
  • Preencher os formulários IMM5257 do Governo Canadense para visto de estudo.
  • Providenciar a foto de acordo com as normas exigidas pelo governo canadense.
  • Cópia do RG
  • Copia da certidão de nascimento ou casamento

Depois do envio dos documentos, você irá aguardar a resposta da imigração, e ao receber a resposta você então irá marcar o seu exame médico e a biometria. Lembrando que o exame medico precisa ser feito com um medico registrado pelo governo canadense.

Essa aplicação pode ser feita por correio ou online, para iniciar seu application clique aqui

 

Se você quiser saber mais, aconselho que você assista o video onde eu e o Guilherme explicamos mais detalhadamente sobre todo esse processo!

Caregiver 2020 | Priscila Sanches

#DICA: super recomendo que vocês sigam meu instagram @pr_scila, pois estou sempre postando dicas, e tudo o que há de mais recente sobre esse processo, falando da vida no Canadá, etc.

Ficarei feliz em poder ajuda-los 🙂 

Eu imagino que tudo isso parece bem confuso e difícil, e como não trabalho com a imigração eu fiz uma parceria com um advogado aqui do Canadá com mais de 10 anos de experiência em processos de imigração, e que poderá te dar suporte na preparação dos documentos, respondendo dúvidas, etc. Lembrando que os funcionários do governo favorecem as solicitações enviadas por profissionais certificados, pois são mais propensas a serem precisas e completas. Além disso, com mais de 70 programas e vistos diferentes disponíveis, você pode verificar outras opções, e assim escolher qual programa é melhor para suas necessidades pessoais. Esse advogado têm permissão legal para te ajudar, avaliando sua elegibilidade, revisar toda a documentação e enviar toda a papelada ao governo canadense em seu nome. Se tiver precisar de ajuda, envie um email para ajuda@priscilasanches.com com o assunto “visto de estudo” que irei encaminhar ao responsável.

Espero que essa postagem tenha tirado suas dúvidas, mas qualquer coisa já sabe, é só comentar! 🙂

Links importantes: 

Fonte 1: Canada and Brazil

Fonte 2: Study permit: How to apply

Fonte 3: Study permit: Get the right documents

post a comment