Top
  >  Vida no Canadá   >  Caregiver   >  Caregiver no Canadá | TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

      Em Junho de 2019, o Canadá anunciou dois novos processos de imigração para ajudar cuidadores a imigrar para o Canadá. Esses programas surgiram para substituir o programa LPC (Live-in Caregiver Program), que já não aceita novas inscrições. Então caso você esteja procurando informações no site do governo, é importante verificar se você está olhando o programa certo, que é este aqui. O diferencial mais importante entre o programa antigo e o programa novo é que, pelo programa novo você aplica para a residência permanente junto com a permissão de trabalho! Ou seja, enquanto você trabalha legalmente no Canadá para adquirir sua experiência de 24 meses, o seu processo de residência fica “congelado”, e assim, quando você enviar seus documentos comprovando a experiência de trabalho, eles darão continuidade no processo.

Existem dois processos diferentes dentro do Home Care Provider Pilot, e a inscrição deve ser feita para o programa que você quer ingressar. O mais conhecido entre as Au Pairs é o Home Child Care Provider, que é para cuidar de crianças, e o outro que se chama Home Support Worker Pilot que é para cuidar de idosos ou pessoas com deficiências. Hoje falaremos do Home Child Care Provider.

O objetivo principal do Home Child Care Provider é trazer pessoas capacitadas para o Canadá, que possam ajudar famílias com as tarefas relacionadas às crianças, mas algumas famílias também podem solicitar serviços relacionados a casa, como lavar roupa, louça, limpeza leve, etc; Além disso, o aplicante (você) tem a opção de morar junto com a família, ou morar sozinho(a).  Caso você queira saber se você pode aplicar para este programa, recomendo que leia o post anterior pois expliquei sobre as regras, e sobre quem pode se candidatar 🙂

O programa está aberto a pessoas que tenham as seguintes experiências:

Babá
Au Pair
Live-in Caregiver
Recreadores infantis
Voluntários (relacionados a crianças)
Professores (educação infantil)
Ou qualquer experiência que envolve cuidado com crianças e que possa demonstrar sua capacidade de efetuar o trabalho

Foto ilustrativa – @pr_scila

Foto ilustrativa – @pr_scila

SALÁRIO – O salário vai depender de vários fatores: suas capacidades, experiências, das tarefas solicitadas pela família, do salário mínimo da província do seu empregador, etc; De acordo com o site PayScale, o salário mediano de um caregiver é de 14,84 dólares canadenses por hora, que seria em torno 445$ dólares canadenses por semana.

Para poder aplicar, você precisa preencher os seguintes requisitos:

→ Ter uma oferta de trabalho válida

Pra poder dar início ao processo, você vai precisar ter uma oferta de trabalho válida de um empregador canadense, demonstrando que você trabalhará no mínimo 30 horas semanais cuidando de crianças com menos de 18 anos. Lembrando que essa oferta NÃO PODE SER de um empregador localizado na província do Quebec.

→ Ser admissível a imigrar para o Canadá

Apesar da imigração verificar todas essas informações durante o processo, a sua permissão de trabalho só será concedida pelo oficial na fronteira quando você chegar ao Canadá. Mesmo com visto em mãos, ainda há a possibilidade de ser barrado caso você tenha antecedentes criminais, problemas de saúde, ou algo que faça o oficial acreditar que você seja uma ameaça a segurança do país. É extremamente importante que você tenha tudo em dia, mas principalmente o documento demonstrando que você tem a ficha limpa, e os exames médicos.

→ Passar no teste de proficiência de Inglês ou Francês

Como você será responsável pelo bem estar das crianças, e estará em contato diário com os responsáveis, a boa comunicação é a chave para que você tenha uma experiência bem sucedida. Pensando nisso, o governo determina que para ser elegível você precise demonstrar capacidade de escrever, ler, interpretar e falar em pelo menos um dos idiomas citados acima (inglês OU francês). Para inglês o mínimo requerido é CLB 5, pelos testes Celpip ou IELTS. E para o francês seria o NLCL 5 pelos testes TEF ou TCF. Ambos considerados níveis intermediários.

Ter completado pelo menos um ano de ensino superior de acordo com as normas canadenses

No Canadá, o curso de diploma de dois anos ou certificate de um ano já considerado “post- secondary” ou seja, de ensino superior. Sendo esses programas superiores ao ensino médio ministrados por instituições de ensino superior que aqui são os colleges. Portanto, você precisará apresentar um ensino equivalente ao diploma ou certificate. De qualquer forma, a única forma de garantir que seu diploma é válido para este processo é fazendo a equivalência.

Como aplicar?

Após juntar toda a documentação necessária, você enviará o seu application para a imigração. Lembrando que a solicitação para a permissão de trabalho será enviada juntamente com a solicitação para residência permanente. Se você preencher todos os requisitos necessários, você receberá uma permissão de trabalho temporária de três anos. Essa permissão será restrita a trabalhar como caregiver e permitirá que você adquira os 24 meses de experiência de trabalho dentro do Canadá, que são necessários para finalizar o seu processo de residência. Após completar os 24 meses, você enviará os documentos necessários comprovando sua experiência de trabalho, e assim seu processo de residencia permanente será concluído!

NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR? EU POSSO TE AJUDAR! 

Nesse video voce vai encontrar: 
3:30 – REQUISITOS
3:50 – COMO COMPROVAR EXPERIENCIA DE TRABALHO
5:22 – EQUIVALÊNCIA DO DIPLOMA
7:12 – PROFICIENCIA DO IDIOMA 7:55 – CUSTOS
9:20 – COMO ACHAR AS FAMÍLIAS
14:15 – TEMPO DE PROCESSAMENTO
15:33 – DICAS PARA QUEM VAI APLICAR

Eu imagino que tudo isso parece bem confuso e difícil, e como não trabalho com a imigração eu fiz uma parceria com um advogado aqui do Canadá com mais de 10 anos de experiência em processos de imigração, e que poderá te dar suporte na preparação dos documentos, respondendo dúvidas, etc. Lembrando que os funcionários do governo favorecem as solicitações enviadas por profissionais certificados, pois são mais propensas a serem precisas e completas. Além disso, com mais de 70 programas e vistos diferentes disponíveis, você pode verificar outras opções, e assim escolher qual programa é melhor para suas necessidades pessoais. Esse advogado têm permissão legal para te ajudar, avaliando sua elegibilidade, revisar toda a documentação e enviar toda a papelada ao governo canadense em seu nome. Se tiver precisar de ajuda, preencha este formulário para determinar se você tem os requisitos necessários para fazer o processo de caregiver!  

Espero que essa postagem tenha tirado suas dúvidas, mas qualquer coisa já sabe, é só comentar 🙂

Comments:

  • Tai Salviano

    maio 30, 2020

    Muito esclarecedor! Já tinha visto o vídeo, mas parece que lendo fica mais fácil de compreender. Obrigada!

    reply...

post a comment