Top
  >  Estudos   >  Faculdade no Canadá | Como conseguir uma vaga?

Você sabia que aqui no Canadá não existe o conceito de vestibular como conhecemos no Brasil?

O primeiro passo é pesquisar quais são as suas instituições de interesse, e conferir os requisitos de entrada de cada uma e de cada programa de estudos (sim, os requisitos variam tanto de universidade para universidade, quanto de curso para curso). Caso o requisito principal seja a conclusão do ensino médio, o desempenho total ao longo do ensino médio poderá contar bastante! Mas, se você como eu não teve as melhores notas durante o ensino médio 👀, existem universidades que dão mais importância a sua carta de intenção, redação e portfólio do que as suas notas — que são geralmente na área das artes! Além disso, os requisitos quanto à língua inglesa/francesa podem variar, sendo geralmente mais rigorosos nas universities do que nos colleges.

Cada instituição possui o seu application package, que são as infos sobre os cursos e sobre os requisitos de cada curso, formulários e demais checklists para a inscrição. Geralmente é disponibilizado online (inclusive, a grande maioria das instituições de ensino hoje está realizando suas aplicações 100% online), com isso em mãos você pode começar a reunir seus documentos e suas traduções juramentadas, e enviar a sua aplicação, por e-mail ou por correio. Na Concordia University o meu processo foi praticamente inteiro online, com a exceção de que a escola onde finalizei meu ensino médio precisou enviar meu diploma diretamente a eles! Dai, se você for considerado pra vaga, pode ser que você seja convidado para uma entrevista, na qual você deverá explicar o seu desejo de estudar aquele programa específico naquela universidade específica. Você pode falar sobre os seus objetivos acadêmicos e profissionais, e sobre como a sua parceria com aquela instituição de ensino pode ser benéfica para os dois lados! Além de não existir o vestibular, estudantes internacionais precisam preencher 3 requisitos básicos:

1. O primeiro e já mencionado é o nível de inglês! Sem obter a aprovação no teste de proficiência, suas chances de entrar no College ou na University são praticamente nulas!

2. A segunda etapa é reunir a documentação, isso inclui histórico escolar, intent letter, currículo, e outras coisas que vão variar por instituição! Eu particularmente acho muito legal a forma como os estudantes são selecionados, pois as instituições estão mais preocupados em QUEM VOCÊ É, e QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS do que se você obteve a pontuação máxima em alguma prova. O objeto do application é convence-los de que você será aluno comprometido, e portanto merece a vaga!

3. O último requisito e talvez o que exija mais tempo de planejamento é a questão financeira. Para cursar uma graduação no Canadá, as faculdades solicitam o pagamento do 1° semestre adiantado! 😪 Dependendo das suas notas, do seu perfil e capacidades, pode ser que a universidade ofereça algum desconto (scholarship). Conheço pessoas que receberam até 5K dólares de bolsa, mas isso pq elas tinham um perfil brilhante! O que não foi meu caso 😂.De qualquer forma, lembre-se que no Canadá você pode trabalhar com visto de estudante! A única regra é que não ultrapasse de 20 horas por semana — e mesmo que pudesse mais, aqui o negócio é punk! Mas durante as férias a carga horária muda: são 40 horas por semana. A maioria dos estudantes aqui fazem isso, juntam dinheiro durante o verão, depois somente estudam e os que trabalham é só meio período (euzinha! 🙋🏻‍♀️)

Gostaria de saber mais?! Além de sempre mostrar minha rotina na universidade la no meu instagram @pr_scila, eu também fiz esse vídeo, onde explico mais detalhadamente sobre o processo! Espero que ajude!

post a comment